No Evalart, é possível criar testes do zero ou com base em testes ou perguntas existentes. Ao criar um teste, é necessário seguir a série de passos que explicamos abaixo. Importante: o Evalart possui um catálogo de testes prontos para uso, portanto, você não precisa criar um teste, a menos que precise avaliar conhecimentos que não estão no catálogo ou criar uma variante de um teste existente (Você pode ver o catálogo de testes no menu Testes => Catálogo de Testes).
PRIMEIRO PASSO: criar as perguntas
No Evalart, você pode criar suas próprias perguntas ou usar perguntas existentes. Se desejar usar perguntas existentes, pule esta etapa.
Para criar suas próprias perguntas:
1. Na página principal, vá para o menu de testes e selecione a opção "Perguntas" e o sistema o levará automaticamente à lista de perguntas, onde você poderá criar uma nova pergunta.
2. Na lista de perguntas, você encontrará duas opções para criar perguntas. A primeira opção é clicar no botão "Novo" para criar perguntas individuais (de texto, imagem, programação, etc.) e suas alternativas (que podem ser de texto ou imagem); e a segunda opção é clicar no botão "Colar Perguntas", onde você poderá criar várias perguntas de uma vez.
Observação: Se você escolher a opção de colar perguntas, use "Q:" para indicar a pergunta e "A:" para as alternativas. Marque com um asterisco a(s) resposta(s) correta(s). Além disso, você pode indicar o tempo, pontuação e dificuldade usando "T:" para o tempo, "S:" para a pontuação e "D:" para o nível de dificuldade, colocando o valor em uma linha separada. Para a dificuldade, use 1 para fácil, 2 para médio e 3 para difícil (se não for especificado, assume-se médio). Exemplo:
Q:
Qual número é primo?
A:
4
5 *
6
8
T:
1
S:
10
D:
1
SEGUNDO PASSO: criar o teste
1. Vá para o menu "Testes" e selecione a opção "Lista de Testes". Na lista de testes, clique no botão "Novo". Alternativamente, você pode criar um novo teste com base em um teste existente. Nesse caso, vá para o teste que deseja usar como base e, no editor ou construtor, use a opção de Clonar para gerar uma cópia editável do teste.
2. Após clicar no botão "Novo", uma tela com vários campos aparecerá e você deverá preenchê-los, como nome, descrição (que NÃO será visível para o candidato), descrição visível (que SERÁ visível para o candidato), nível de dificuldade (fácil, médio ou difícil), limite de tempo, limite de dias, idioma, faixas de pontuação (a faixa ajudará a adicionar mais informações sobre a pontuação do candidato), tipo, família, subfamília e relatório de resultados (o formato em que o relatório de resultados do teste será exibido).
3. Quando tiver adicionado todas as informações sobre o teste, clique no botão "Salvar" e o sistema o levará automaticamente ao construtor de testes, onde você poderá selecionar as perguntas que serão exibidas no teste.
TERCEIRO PASSO: adicionar perguntas do construtor de testes
1. Para incluir uma pergunta no teste, você deve pegá-la com o mouse, arrastá-la até o campo "Perguntas selecionadas" e soltá-la.
2. Após incluir todas as perguntas desejadas, clique no botão "Salvar" para salvar as alterações.
3. Para testar se tudo está em ordem, você pode clicar no botão com o ícone do olho. Essa opção permitirá que você visualize o teste como o candidato o verá. Ao concluir o teste, você pode simplesmente encerrá-lo ou encerrá-lo mantendo as instâncias (isso permitirá que você salve o relatório de resultados).
QUARTO PASSO (OPCIONAL): Criar uma tabela de pontuação
As tabelas de pontuação permitem que o teste gere uma descrição com base na pontuação obtida. Por exemplo, se a pontuação obtida pelo candidato estiver entre 0 e 20 pontos, uma descrição será gerada indicando que ele possui baixo conhecimento na área avaliada.
1. Na página principal, no menu "Configuração", selecione a opção "Testes" e, em seguida, "Tabela de pontuação".
2. Clique no botão "Novo" para criar uma nova tabela de pontuação e preencha os campos necessários (nome, descrição, etc.).
3. Salve as alterações clicando no botão "Salvar". Ao salvar, a plataforma o levará automaticamente para a tela de faixas de pontuação.
4. Clique no botão "Novo" para criar uma faixa. A quantidade de faixas a serem criadas dependerá da quantidade de níveis de conhecimento que você deseja adicionar. Ao criar uma faixa, você deve indicar a pontuação inicial e final para ela. Por exemplo, se você tem um teste de 200 pontos e deseja adicionar 4 faixas (baixa, média, alta e muito alta), a primeira faixa (a mais baixa) começaria em 0 e terminaria em 50.
5. Após criar todas as faixas, você pode ir para o teste ao qual aplicará a tabela (caso já o tenha criado) e, no campo "Faixas de Pontuação", selecionar a tabela que acabou de criar e, por fim, salvar as alterações.