As avaliações 360 do Evalart permitem realizar avaliações em que uma pessoa pode ser avaliada por seu supervisor, colegas de trabalho, subordinados e até mesmo fazer uma autoavaliação ou ser avaliada por terceiros, como clientes internos ou externos.
O Evalart possui avaliações 360 prontas para uso (que podem ser encontradas no catálogo, na família de Pesquisas, subfamília de Avaliação de Desempenho e 360). Esses questionários podem ser utilizados diretamente ou podem ser clonados para gerar uma variante, adicionando ou removendo perguntas ou áreas a serem avaliadas. Também é possível que o usuário crie uma avaliação 360 completa do zero, da mesma forma que são criados outros questionários na plataforma.
O primeiro passo para criar uma avaliação 360 é criar um novo processo (no menu "Processos de Seleção" => "Novo Processo"). No Evalart, é possível realizar dois tipos de avaliação 360: a primeira é a 360 com avaliadores gerais, quando são sempre as mesmas pessoas que avaliam todos os avaliados, e a mais comum, que é a 360 com avaliadores pessoais, onde é necessário especificar para cada pessoa quem serão seus avaliadores.
Após preencher os dados gerais do processo, você deve selecionar a avaliação 360 a ser utilizada (com o botão de questionários na visualização de configuração do processo). O próximo passo é adicionar as pessoas que desejam ser avaliadas, as quais podem ser criadas manualmente, carregadas de um arquivo ou selecionadas a partir do banco de dados de candidatos.
Se a avaliação for do tipo 360 com avaliadores gerais, no menu de opções ao lado do questionário, você encontrará a opção de definir os avaliadores (que se aplicarão a todos os avaliados). Se a avaliação for do tipo 360 com avaliadores pessoais, você deve definir os avaliadores para cada avaliado (por meio do menu de opções ao lado do candidato, escolhendo a opção de configurar avaliadores).
Em ambos os casos, os avaliadores podem ser escolhidos na lista do banco de dados de candidatos da plataforma e você deve indicar o relacionamento com o avaliado (por exemplo, se é o supervisor) e marcar a caixa de autoavaliação se desejar que o avaliado se autoavalie.
Com o botão de convidar candidatos, serão enviados e-mails aos avaliados e avaliadores para responderem ao questionário. Uma vez que todos os avaliadores de uma pessoa tenham respondido, será possível ver o resultado da avaliação 360, que mostrará os resultados para cada área avaliada e por tipo de avaliador (autoavaliação, supervisor, colega de trabalho, subordinado ou outro).
Do ponto de vista do consumo de questionários do plano ou da bolsa, é deduzido um por cada pessoa avaliada com o questionário 360 (independentemente de quantas pessoas o avaliam).