O Evalart permite editar manualmente a pontuação de qualquer teste respondido por um candidato. Isso é útil caso seja determinado que o candidato deve receber uma pontuação diferente da atribuída pelo sistema.
Isso pode ocorrer, por exemplo, em testes de programação, se o candidato escreveu um programa que, em geral, está correto, mas não imprime a resposta exatamente como esperado (diferente do solicitado na pergunta). Nesse caso, o sistema atribuirá zero, mas o avaliador pode querer atribuir uma pontuação parcial. Essa opção também é usada para questões de correção manual.
Para editar manualmente um teste respondido, basta clicar no ícone de lápis em qualquer lista de resultados (como o relatório de testes respondidos). Isso abrirá uma visualização do teste para edição.
Para alterar uma pontuação, selecione a pergunta e clique no ícone de lápis no campo rotulado como "Pontuação Manual". Também é possível editar a descrição do resultado e até mesmo, se desejado, modificar a resposta escrita pelo candidato (por exemplo, se acredita-se que cometeu um erro mínimo e deseja-se verificar isso corrigindo diretamente a resposta). Nesses casos, a resposta original do candidato é preservada e pode ser restaurada, se necessário.